

-
Participar do treinamento “elite missionária”, promovido pela Associação.
-
Participar do treinamento de duplas missionárias, promovido pelo distrito.
-
Realizar treinamentos de “como dar estudos” com os jovens da comunidade que são adventistas, em um dia diferente do encontro oficial.
-
Estudar os materiais oferecidos pela plataforma digital do Ministério Pessoal da Associação Brasil Central.
Mesmo com esses esforços, alguns ainda podem ter dificuldades em dar estudos bíblicos. Esses devem ser desafiados a participar ativamente dos projetos missionários, criando amizades e indicando esses amigos para outros instrutores bíblicos. Há uma diversidade de dons e todos podem ser úteis e missionários na comunidade.
Exemplo:
Paulo tem dificuldades em dar estudos bíblicos porque é muito tímido, mas ele tem amigos no bairro, escola e trabalho que pode chamar para participar da comunidade ou dos projetos missionários. Em algum momento, quando esses amigos já estiverem vivendo em comunidade, Paulo pode chamar um participante que sabe dar estudos bíblicos para acompanhá-los ou direcionar esses amigos para uma classe bíblica.

Durante o ano, nossa comunidade vai ter chances de colher os frutos dos amigos que estão embarcando nos estudos bíblicos.
Algumas datas[FM1] para nossas colheitas:
🌟 Semana Santa
🚀 Calebe
💧 Batismo da Primavera
🌾 Colheita CJ
Importante: Essas datas estão no script da Maratona Missionária, mas se a comunidade quiser fazer em outras datas, não tem problema. A gente se adapta!
Sugestão de planejamento de uma colheita em comunidade.
Local – Este é o primeiro requisito a ser avaliado para uma colheita ter sucesso. A colheita pode acontecer na comunidade, em uma garagem, na escola, em praça pública ou até mesmo na igreja. O fator central é possibilitar ao público-alvo as condições favoráveis de estar presente.
Lista de amigos: Só colhe o que se planta, então a colheita será feita com os amigos que foram alcançados pelos projetos sociais da comunidade. É por isso que se faz necessário ter o controle dos nomes, endereços e, se possível, telefones de todos os amigos que são beneficiados pelos projetos. Esses amigos devem estar recebendo estudos bíblicos e sendo acompanhados pela comunidade. Compartilhe os nomes destes com os membros e os deixem responsáveis pelos convites diários. Esse convite pode ser pessoal ou pelo WhatsApp.
Importante: Uma colheita bem-sucedida não está relacionada a quantidade, e sim ao preparo que o amigo teve antes da colheita. É possível que em uma comunidade com 10 pessoas, cinco se batizem e, em uma comunidade com 50, não ocorra nenhum batismo. Tudo vai depender do preparo que aconteceu antes.
Tema: O tema escolhido para a colheita precisa ser o fechamento de um ciclo de estudos realizados pelos amigos. Evitem temas repetidos e todos os assuntos precisam estar relacionados e direcionados para uma tomada de decisão, e precisam ser apelativos para a entrega a Cristo Jesus. Converse com seu pastor ele lhe dará todas as informações necessárias para a escolha de um tema.
Duração: A colheita pode durar uma semana, 15 dias ou mais. Esse período precisa ser definido em grupo e colocando sempre em pauta a disponibilidade dos amigos que serão alcançados.
Orçamento: Dinheiro é um ponto muito importante do planejamento da colheita, para se estabelecer as possibilidades entre o sonho e a realidade. O planejamento resulta também em economia.
Quais são as despesas mais comuns em uma colheita?
-
Aluguel
-
Lanches
-
Brindes
-
Ornamentação
-
Bíblias
Pessoas importantes na colheita:
-
Recepcionista
-
Responsável pela ornamentação
-
Sonoplasta
-
Orador(a)
-
Responsável pelas músicas e os louvores
-
Responsável pelo sorteio
-
Responsável pelo lanche
Cada comunidade tem uma realidade e aqui vão sugestões que podem ser adaptadas à sua.